Alergias alimentares podem matar? Entenda caso de influenciador que morreu depois de comer camarão


Influenciador digital de 27 anos do Rio Grande do Norte morreu na quarta-feira (26) após ter uma reação alérgica ao comer um bolinho de camarão. Influencer de 27 anos morre após reação alérgica a camarão
A alergia a camarão está entre as mais comuns no Brasil. A intolerância do organismo à ingestão do alimento pode causar reações violentas no corpo e até levar à morte.
Foi o que aconteceu com um influenciador digital de 27 anos do Rio Grande do Norte, que morreu na quarta-feira (26) após ter uma reação alérgica ao comer um bolinho de camarão.
Em Goiás, uma jovem de 25 anos ainda se recupera após ficar internada em estado grave depois de cheirar pimenta.
Mas o que é a alergia alimentar? É uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo a alguma substância. O sistema imunológico confunde um alimento específico com invasores e produz anticorpos contra ele. Essa resposta do organismo pode desencadear uma série de reações.
Abaixo, saiba mais sobre as causas, reações e tratamentos indicados:
🩺 O que provoca a alergia?
A alergia surge quando há intolerância do organismo a alguma substância, como um alimento específico, pólen, medicamento ou veneno de insetos, entre outros.
Brendo Yan morreu após reação alérgica a camarão em Natal
Redes sociais
😵 Quais são as reações alérgicas?
O contato pode causar, em minutos, reações violentas no corpo, como:
edema de glote (inchaço repentino na garganta, impedindo a passagem de ar para os pulmões);
choque anafilático (reação alérgica grave que surge em poucos segundos, causando sintomas como coceira, inchaço da boca, língua e rosto);
vômitos;
diarreias;
convulsões; e
morte.
🧬 Por que temos reações?
As reações ocorrem porque o sistema imunológico confunde substâncias inofensivas, como alimentos, picadas ou até mesmo o látex da borracha, com invasores.
Assim, anticorpos tentam destruí-los e, quando a pessoa alérgica faz novos contatos com esses agentes, os anticorpos reconhecem a substância e a atacam.
Uma pesquisa mostrou que 92% das pessoas que morreram por alergia (anafilaxia) tinham conhecimento do problema, mas achavam que um pouco de contato não faria mal.
A morte nestes casos ocorre por falta de tratamento adequado e imediato. A gravidade de uma futura reação alérgica é imprevisível.
💉 Diagnóstico e tratamento
Para cada tipo de alergia há um tipo de tratamento.
Expor o alérgico à substância que causa alergia pode funcionar em alguns casos com acompanhamento médico e tratamento correto.
O diagnóstico correto é o melhor caminho para evitar as reações, pois conhecendo o “inimigo” fica mais fácil combatê-lo ou evitá-lo.
O diagnóstico pode ser dado por um médico alergista, que vai investigar o histórico e fazer um exame na pele ou de sangue para confirmar a presença de anticorpos que provocam a reação alérgica.
🦐 🥛 Alergia a alimentos
Na alergia alimentar, o sistema imunológico produz anticorpos e libera histamina em resposta a um alimento específico.
Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas os principais vilões são: ovos, leite, amendoim, frutos do mar, soja e gergelim.
No Brasil, os dois alimentos que mais causam alergia são o leite e o camarão.
Animais como o camarão, a lula e o mexilhão têm um antígeno na formação do tecido que dispara essa reação. O mesmo antígeno está presente nos ácaros, então quem tem alergia respiratória a poeira fica mais predisposto à reação alimentar também, segundo a especialista.
A alergia alimentar começa, geralmente, na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda.
O único tratamento comprovadamente eficaz para alergia alimentar é evitar o alimento desencadeador.
No caso de uma crise alérgica, uma das possibilidades, a depender de cada situação, é a aplicação de uma injeção de adrenalina em um músculo, geralmente no músculo lateral da coxa, para conter as reações.
💊 Alergia a medicamentos
A alergia a medicamentos é uma manifestação de hipersensibilidade do sistema imunológico, o corpo reage a componentes que não deveriam ser nocivos ao organismo.
O primeiro passo é interromper o uso do remédio suspeito de causar a reação, daí, o alergista pode prescrever um substituto de princípio ativo diferente.
Os sintomas da alergia aos medicamentos podem variar de urticária (irritação que causa coceira na pele) a choque anafilático (reação alérgica grave). Diarreia, vômitos, dores em locais diversos e edema (inchaço) nos lábios e nos olhos também podem ocorrer.
Antibióticos e anti-inflamatórios são os remédios que mais causam alergias.
🐝 🐜 Alergia a abelha, vespa e formiga
A reação alérgica grave à picadas de abelhas ou vespas pode surgir rapidamente após a primeira ferroada, geralmente em apenas 5 minutos.
Os sintomas de reação alérgica são: urticárias, inchaço nos lábios e olhos, hipotensão (queda de pressão), vômitos, rouquidão, dificuldade respiratória, desorientação e perda da consciência.
A anafilaxia ( reação alérgica aguda) pode ocorrer após uma única picada de abelha (e pode matar). Cerca de 3% da população é alérgica ao veneno da abelha e pode desenvolver reações anafiláticas após ferroadas.
🔬 O que é o choque anafilático
O choque anafilático é uma reação alérgica extrema que surge poucos segundos, ou minutos, após o contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos.
Além dos sintomas da reação anafilática, no choque, a pessoa também tem queda de pressão arterial significativa.
Sintomas do choque:
Dificuldade para respirar com chiado;
Coceira e vermelhidão na pele;
Inchaço na boca, olhos e nariz;
Sensação de uma bola na garganta;
Dor abdominal, náuseas e vômitos;
Tontura e sensação de desmaio;
Suores intensos;
Confusão ou desmaio.
Devido à gravidade dos sintomas e ao risco aumentado de ficar sem conseguir respirar, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *